O FSIGN® é um software modular, integrado e de fácil utilização. Desenvolvido para gerenciar e controlar todas as operações de empresas de base florestal, desde a fase do plantio até a venda dos produtos florestais, integra-se ao ERP da Empresa propiciando o cruzamento de informações contábeis gerando relatórios precisos dos custos de cada operação. A solução é dividida em quatro grandes grupos: Florestais, Operacionais, Comerciais e Contábeis/Financeiros.

 

 

 

MÓDULOS FLORESTAIS

 

Cadastro de Terras e Florestas

Controle e manutenção de registro histórico das atividades desenvolvidas na gestão das florestas. Contempla inúmeras informações, desde dados referentes às matrículas das propriedades até a base de dados das florestas (talhões, espécies e tipo de manejo).

 

Prognose

Simula a produção das florestas com base em modelos matemáticos. Possibilita a determinação do melhor manejo para que as florestas atinjam uma demanda específica no longo prazo.

 

Inventário Florestal – Silvisys III

Quantifica as posições de estoque de produtos em pé na floresta e fornece estimativas sobre as variáveis de crescimento. Estas informações são armazenadas ano a ano permitindo comparações históricas e promovendo o acompanhamento do desenvolvimento das florestas.

 

Recurso de Mapas
Permite que mapas de fazendas e da composição de uso do solo, em formato *.shp, sejam atrelados ao cadastro do sistema e possam ser visualizados de forma simples e ágil. A ferramenta fornece a opção de atualização automática do cadastro nos casos em que os dados dos mapas (shapes) vinculados à fazenda sejam mais recentes que as áreas cadastradas.

 

MÓDULOS OPERACIONAIS

 

Controle de Serviços de Silvicultura

Visa o gerenciamento dos serviços prestados dentro da empresa por meio de Ordens de Serviço (OS) nas quais se identificam o responsável pela atividade (funcionário ou terceiro), o preço, o local de execução e a quantidade realizada. Fornece extratos de pagamento de empreiteiros que podem ser integrados diretamente ao sistema ERP (contas a pagar).

 

Controle de Serviços de Colheita

Controla os serviços de colheita prestados por funcionários próprios ou terceiros. O apontamento das atividades pode vir tanto do módulo Faturamento Florestal como também de outros documentos de controle manual. As principais informações controladas são: responsável pela atividade, preço pago pelo serviço, impostos, local de execução e quantidade de serviços realizados. Gera extratos de pagamento de empreiteiros que podem ser integrados diretamente ao sistema ERP.

 

Controle de Produção de Mudas

Efetua o registro de informações geradas durante os processos de produção das mudas, contemplando, entre outros dados, a quantidade de recursos/insumos consumidos em cada operação.

 

Controle de Experimentos

Auxilia na gestão das informações de pesquisas de maneira fácil e direcionada. Permite a elaboração de estratégias de observação, a criação de blocos, tratamentos e indivíduos, tudo de maneira organizada e segura. Para cada um destes itens são gerados relatórios detalhados.

MÓDULOS COMERCIAIS

 

Administração Comercial

Efetua o controle dos pedidos de venda de produtos florestais. O sistema serve como base para todo o faturamento da empresa, vinculando a emissão de notas fiscais eletrônicas às informações definidas em cada pedido (cliente, produto, preço, impostos, textos legais, etc.), limitando o número de informações manipuladas pelas Guaritas no momento da emissão das respectivas notas fiscais.

 

Faturamento Florestal

Executa a emissão de notas fiscais (NF-e) nos locais de saída de madeira (online ou remotamente) de forma 100% integrada ao Módulo de Administração Comercial. Atua ainda no controle da execução de serviços de colheita florestal baseado nas informações contidas nas notas fiscais (produto, quantidade, data etc.).

 

MÓDULOS FINANCEIROS

 

Orçamento Operacional

Permite a elaboração e orçamentos anuais fundamentados em informações preexistentes da base cadastral dispostas por contas contábeis, centros de custo e grupos de atividades. A ferramenta trabalha com planejamento das atividades indicadas pelos gestores dos diversos setores da empresa. Ao final do processo as informações podem ser analisadas por meio de mapas de custos, fluxo de caixa, lucros e perdas, balanced scoredcard e outros.

 

Custos Florestais

O Módulo de Custos foi projetado para receber a estrutura de todos os processos, atividades, serviços e produtos em que a empresa atua, agrupando informações e gerando relatórios para a tomada de decisão. O módulo trabalha de forma integrada ao ERP da empresa servindo como um razão auxiliar (quantitativa e financeira).

 

Exaustão Florestal

Identifica o padrão da formação dos ativos florestais e a sua baixa parcial ou total através do conceito de exaustão florestal. Juntamente com o calculo de exaustão é possível gerar relatórios de margem bruta do investimento.

 

SOLUÇÕES MOBILE

Para atender à necessidade de mobilidade de nossos Clientes, a Brisa Consulting oferece desenvolvimento de projetos em tecnologias mobile (Pocket PC, Smartphones, Tablets) para as mais diversas atividades do segmento Florestal, tornando-se possível armazenar, processar e integrar os dados coletados em campo.